quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Voando para Olinda- Dia de OXUM!

“Amanhã é dia de Oxum!”, lembrou uma querida amiga na noite anterior ao meu embarque. Eu poderia ter escolhido qualquer dia pra embarcar, mas decidi pelo dia 8 por ser o dia em que nasci (8/4/76). Acabei vindo a descobrir também, que é o dia da Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Recife e também de Santa Maria, (minha terra Natal). Não sabia desta informação sobre OXUM e Conceição, antes de comprar minha passagem e isso me deixou muito contente!
Minha idéia era começar uma nova jornada na minha vida, portanto queria entrar no avião como quem entra num útero materno, e descer dele como se tivesse nascido de novo! Sorte minha que eu nasceria sob proteção de Oxum e Nossa Senhora da Conceição. Minha amiga me disse que Oxum traz mudança, o que faz muito sentido, e disse que traz amor também! Bom, dessa parte eu já não tenho como saber...
Só sei que venho alimentando esse desejo de mudança há muito tempo, mas uma mudança que possa se processar internamente. Acreditei que um movimento externo poderia facilitar um interno, mas não posso ter certeza disso. Nesse sentido sempre me vem à mente a letra de uma música que li uma vez: “Se correr o Bicho pega” e que se tornou inesquecível para mim pela identificação que tenho por ela. A letra é de Juraíldes da Cruz e fala assim:

Se correr o bicho pega

“Eu pensei correr de mim...

Mas quanto mais eu corria
Mais pra perto eu chegava
Quando o calcanhar chegava
O dedão do pé já tinha ido
Escondendo eu me achava
E me achava escondido
Só sei que quando penso que sei
Já não sei quem sou
Já enjoei de me encontrar no lugar
Que aonde eu vou eu tô!
Eu pensei correr de mim...

To pensando em tirar férias de mim
Mas eu também quero ir!
Só vou se a minha sombra não for
Se ela for eu fico aqui!
Um dia desses sonhando
Eu pensei: não vou me acordar
Vou me deixar dormindo
E levanto pra comemorá

Eu pensei correr de mim...

O espelho me disse
Só tem um jeito pro assunto
Não adianta querer morrer
Porque se morrer vai junto
Se correr o bicho pega
Mas se limpar o bicho some
Tem que desembaraçar
O novelo da vida do homem


E aqui estou agora no aeroporto à espera do meu próximo  ‘avião- útero” com destino à Recife. Assim como num sonho recente que tive, estou calçando ( sapatos vermelhos) meus sapatos vermelhos novos. Esta foi uma outra “mensagem” recebida... e que continha também o significado de mudança. Ao menos foi isso que  li na internet ao pesquisar o que sonhar com calçados novos significava. Ainda dizia, bem especificamente, que se tratava de viagem longa com êxito. No dia seguinte ao sonho, deparei-me com um par de sapatos vermelhos, esses mesmos que estou calçando agora. E tratei de comprá-los. O fato de serem vermelhos também me chamaram atenção e a resposta encontrada para minha pesquisa foi:  Encontro do amor!
 Eis novamente o amor...
 Me dou conta escrevendo agora, que de fato estou indo de “encontro ao amor”. Na certa, meu movimento é de amor, pois estou fazendo de tudo para agradar meu coração e meu espírito, indo atrás do que gosto e do que acredito.
É certo também que muita tristeza e desilusão encaminharam todo esse processo, e que ainda sinto o coração apertado de todas as perdas que tive ou que precisei “cometer” para poder agora estar reencaminhando minha vida. Nisso se incluem amor/relacionamento, família, grandes amigos, casa, bichos, cidade, estabilidade, salário,... Tenho o coração cheio de saudades... as  “saudades”  saem pelos meus poros!
Mas hoje é dia de OXUM e de Conceição! E hoje estou me sentindo especialmente leve, desfrutando o início de um destino que projetei pra mim! Até o medo de desconhecido,  da responsabilidade solitária desta empreitada e a apreensão que eu estava sentindo até ontem, com a idéia de me deparar concretamente com esses planos de liberdade e aventura e tudo o que eu poderia arcar com isso, me deram trégua hoje.
Amanhã estarei entrando no ônibus que leva o grupo de cavalo-marinho da família do mestre Salustiano à Condado para a sua apresentação, no grande encontro que terá desse folguedo popular.
Na medida em que a viagem se aproximava eu estava ficando cada vez mais inquieta se estava agindo certo ou não. Estava me sentindo culpada de deixar as pessoas; me sentindo um “ET” de tomar um rumo tão diferente, de não conseguir me sentir satisfeita com a vida que eu estava levando; estava me sentindo esgotada com todos os movimentos que já havia feito para poder mudar, e a única pergunta que soava em minha cabeça era: “Por que estou fazendo isso?” Novamente eu recebi uma “mensagem” que parece ter sido escrita especialmente para mim ler naquele momento. Abri o livro cartas de Tarot de Osho e  recebi uma “resposta” através da carta “O Bobo”, ali dizia : “Se neste momento você confiar em sua intuição, na sua sensibilidade para o “caminho certo” das coisas, você não poderá errar. Os seus atos podem parecer “tolos” para os outros, ou até para você mesmo, se tentar analisa-los com a mente racional. A posição “zero” porém, ocupada pelo Bobo, é a do inumerável, na qual a confiança e a inocência é que são os guias e não o ceticismo e a experiência passada”.
Assim, estou decidindo confiar, e até encarar numa boa o friozinho que senti na barriga agora, com a proximidade da chamada de embarque....
Lá vou eu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário